Tendências da industria 4.0

O conceito de indústria 4.0 está ligado a um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, que eleva a automatização para um patamar bem acima do que era conhecido até então. Faz uso do que existe de mais avançado para isso, como inteligência artificial, data science, big data, IoT (Internet das Coisas) e machine learning, entre outros.

Dessa forma, transforma a maneira como as máquinas se comunicam e usam as informações para aperfeiçoar o processo de produção, promovendo economia de custos, agilidade e autonomia. A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, torna os processos de produção mais eficientes, autônomos e customizáveis. Marcada pela inovação, a Brito Steel vem trabalhando e buscando inovação e a criação de soluções para a indústria criando mecanismos que se comunicam entre si para tomar decisões sem envolvimento humano. É uma combinação de Cyber Physical Systems (CPS), Internet das Coisas (IoT) e Internet dos Serviços.

Primeira revolução industrial: mecanização através das máquinas a vapor e ferrovias no século 18. Nesse período, houve a substituição do uso dos animais para gerar força, isso representou o primeiro nível de automação de atividades manuais.
Segunda revolução industrial: produção em massa e linhas de montagem usando eletricidade no fim do século 19. Foi propiciada pela chegada da energia elétrica e da linha de produção inventada por Henry Ford, que permitiu a produção em larga escala;
Terceira revolução industrial: evolução da informática, com a popularização da internet. Assim, o computador e a automação dominaram o cenário, transformando a forma como o trabalho é executado em fábricas e escritórios.. Foi durante esse período de transformação que os robôs entraram na linha de montagem para realizar as tarefas executadas pelos humanos.
Todos esses momentos representaram saltos tecnológicos, em que máquinas substituíram atividades operacionais com enormes ganhos de eficiência e foram capazes de executar coisas que os humanos jamais conseguiriam fazer sozinhos.
Compreender as principais tecnologias e características da Indústria 4.0 e acompanhar as tendências do setor no Brasil e no mundo (especialmente aquelas desenvolvidas pelas startups) é essencial para as grandes empresas.
Trata-se, portanto, de acordo com a definição da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da incorporação da digitalização à atividade industrial, com integração e controle da produção a partir de sensores e equipamentos conectados em rede e da fusão do mundo real com o virtual.
.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*